O lançamento de um portal da Câmara Municipal de Nova Iorque específico para a publicação de dados de todas as agências municipais poderá ser uma realidade num futuro próximo.
A medida foi aprovada por unanimidade em reunião municipal, sem qualquer voto contra, e prevê a criação de um portal único onde as agências da CM de Nova Iorque serão obrigadas a publicar os dados que detém e disponibilizá-los ao público através de APIs (Application Programming Interfaces) ou outros formatos digitais, avança o portal New York World.
Um dos objectivos da medida, que terá ainda de ser assinada pelo presidente da autarquia, Michael Bloomberg, é acabar com a existência de inúmeros sites onde se encontram os conjuntos de dados públicos, em alguns casos com formatos que tornam difícil a sua reutilização, integrando-os num portal único.
O portal New York World adianta que além desta dispersão, várias agências municipais de Nova Iorque ainda não disponibilizam sequer os dados públicos na Internet. Citada pelo portal Gale Brewer, uma dos principais apoiantes da medida, defende que esta «irá fazer com que Nova Iorque fique de certeza na linha da frente de qualquer governo transparente e da revolução tecnológica no que diz respeito a abertura do governo».
A proposta tem um prazo de execução previsto de seis anos e começará no próximo Verão com a publicação de um guia técnico, destinado a explicar às agências municipais nova-iorquinas como disponibilizarem os seus dados na Internet e em que formatos. Em 2018 todos os dados públicos da cidade deverão estar reunidos no mesmo portal.


