Cidades Sustentáveis será tema de encontro nesta quinta-feira, em Foz do Iguaçu

 

Mais de 40 candidatos a prefeito da região confirmaram presença no evento, onde serão convidados a assinar a carta compromisso do programa

Fonte: A Gazeta do Iguaçu e MShoje.com
 
Candidatos a prefeito e vereador, presidentes de partidos políticos, associações comerciais e lideranças dos 52 municípios que integram a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) e o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, além do município de Mundo Novo (MS), que pertence a Bacia do Paraná 3 (BP3), estarão reunidos nesta quinta-feira (9), das 8h às 14h, no Recanto Park Hotel, em Foz do Iguaçu para debaterem e firmarem compromisso com o Programa Cidades Sustentáveis.

Até o momento, mais de 40 candidatos a prefeito da região confirmaram presença no evento, que tem como finalidade, sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que os gestores incorporem em sua plataforma de governo ações que possibilitem o desenvolvimento do seu município de forma econômica, social e ambientalmente sustentável.

Além desse ‘novo olhar’ para as cidades, os candidatos terão a oportunidade de confirmar seu engajamento com o desenvolvimento sustentável ao assinar a carta compromisso do programa, que estará disponível no encontro.
 
Ao firmarem o compromisso, os signatários deverão estar dispostos a promover a Plataforma Cidades Sustentáveis, prestar contas das ações desenvolvidas e dos avanços alcançados nos 12 eixos temáticos do programa. O cumprimento das ações propostas será acompanhado pelos cidadãos, que se somam a campanha “Eu Voto Sustentável”, como forma de valorizar os candidatos comprometidos com o programa.
 
De acordo com o coordenador geral da Rede Nossa São Paulo, Oded Grajew, que irá palestrar sobre “Participação Comunitária, requisito para a Sustentabilidade”, os gestores municipais têm a oportunidade de influenciar comportamentos sociais e individuais no sentido da sustentabilidade, por meio da educação e de campanhas de sensibilização. “Chegou o momento de assegurarmos o desenvolvimento sustentável de nossos municípios, de aceitarmos os desafios e aceitarmos as responsabilidades”, afirma Grajew.
 
O diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu Binacional, Nelton Friedrich, foi convidado a participar do evento e apresentar as ações do Programa Cultivando Água Boa (CAB) realizadas nos 29 municípios da BP3, que evidenciam as ações da binacional no contexto sustentabilidade. A retrospectiva sobre o Encontro de Lideranças Empresariais e Políticas para a Sustentabilidade, realizado no encontro CAB de 2011, também será abordada pelo diretor de Itaipu.
 
O prefeito de Toledo e presidente da Amop, José Carlos Schiavinato, e a prefeita de Pato Bragado e presidente do Conselho dos Lindeiros, Normilda Koehler, são parceiros do encontro, que contará ainda com a presença do diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek, do presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), Rainer Zielasko, e do presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar), Mário César Costenaro.
 
Atualmente, mais de 430 candidatos a prefeito assinaram a carta compromisso do Programa Cidades Sustentáveis. Aliados a esse time, as direções nacionais do PT, PPS, PSOL e PV, bem como a Frente Nacional dos Prefeitos, entre outras organizações, também aderiram à plataforma.
 
Em Foz do Iguaçu o evento está sendo realizado pela Rede Nossa São Paulo, Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, Instituto Ethos, tendo como parceiros o Conselho dos Municípios Lindeiros, a Amop, a Prefeitura de Foz do Iguaçu e o Recanto Park Hotel.

Compartilhe
Rolar para cima