Com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a degradação dos oceanos, a SOS Mata Atlântica e o Greenpeace estão organizando uma manifestação no Parque Vila Lobos, no próximo dia 16, às 9h. O ponto de encontro será o anfiteatro do parque. As duas organizações convidam a todos a colocar uma camiseta azul para formar uma grande onda e mostrar que muita gente concorda que é preciso fazer algo para preservar o mar. A manifestação tem o objetivo de envolver a população na campanha “Entre Nessa Onda”, que será lançada em 19 de agosto.
Os oceanos cobrem 71% da superfície da Terra e são fundamentais para todas as formas de vida do planeta. Mas, a cada dia que passa, aumenta o nível de contaminação com poluentes, levando à drástica redução do número de peixes e de outras espécies marinhas. Aproximadamente 85% dos estoques pesqueiros mundiais estão entrando em colapso. O aquecimento global está aumentando o nível do mar. Recentes estudos científicos publicados prevêem como consequência do aumento da temperatura marinha o crescimento no nível de acidez da água, o branqueamento dos corais e o aumento do nível do mar.
Frente a todos esses problemas, a SOS Mata Atlântica e o Greenpeace propõem como solução:
– criação de áreas marinhas protegidas, que são espaços úteis para a recuperação de estoques e redução de impactos antrópicos;
– melhor gestão no setor pesqueiro acompanhada de fiscalização dos períodos de defeso e mudança na postura de consumo.
– redução das emissões de carbono, diminuindo o aquecimento global e seus impactos nos oceanos, o principal regulador do clima.
Esta campanha terá duração de 3 anos e cada tema será abordado de forma diferente, num determinado momento.
Para lançar a Campanha faremos um evento de engajamento público,dia 9 de agosto, as 9 horas no parque Vila Lobos.


