

Fotos: Ariel Kogan
Na Coréia do Sul, um rio totalmente poluído que hoje é área de lazer e de preservação ambiental. Na Dinamarca, uma cidade em que a bicicleta tem prioridade no trânsito. Na Suíça, telhados verdes ajudam a reduzir o consumo de energia. Estes são algumas das 18 experiências retratadas na mostra “Cidades Sustentáveis – é possível fazer diferente”.
A mostra faz parte do projeto Plataforma Cidades Sustentáveis (www.cidadesustentaveis.org.br) , uma iniciativa da Rede Nossa São Paulo, e apresenta cartazes com fotos e descrições de cidades que adotaram práticas sustentáveis. A exposição está em cartaz na estação Brás do Metrô até o dia 30 de junho e faz parte da programação da Virada Sustentável.
No primeiro final de semana da mostra, a repercussão entre os usuários do metrô foi positiva. Sandro Aurelio, professor de educação infantil, afirmou que os exemplos apresentados “dão esperança de poder termos uma cidade mais saudável e sustentável”. Em sua opinião, a sustentabilidade está começando a entrar na pauta do poder público no Brasil, mas “ainda falta muito”.
Ana Paula Oliveira, que atua na área de Recursos Humanos, concorda que muito pouca coisa foi feita até agora na área da sustentabilidade. Ela atribui isso à falta de educação das pessoas e dos políticos. Mas acredita que, como mostra a exposição, tem muitas soluções que podem ser aproveitadas no País. Ana Paula ainda enfatiza: “Não podemos esquecer que sustentabilidade envolve também as questões sociais”.
E, já pensando nas próximas eleições, ambos disseram que votarão nos políticos que adotarem a sustentabilidade urbana como prioridade nos programas de governo.
Serviço:
Exposição “Cidades Sustentáveis – é possível fazer diferente”
Em cartaz na estação Brás do metrô até 30 de junho


