Prefeitura anuncia alterações no plano, que teriam sido propostas pelo Conselho Consultivo do Programa de Metas. Entretanto, conselheiros eleitos dizem que não foram consultados
Airton Goes [email protected]
O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), divulgou no Diário Oficial desta quinta-feira (10/11) que fará a segunda revisão da Agenda 2012 este ano. No pequeno texto publicado, a administração municipal afirma que as alterações foram propostas pelo Conselho Consultivo do Programa de Metas. Embora as mudanças no plano ainda não tenham sido detalhadas pela Prefeitura – o que deve ocorrer ainda hoje –, os conselheiros eleitos garantem que não foram consultados.
“Não fomos consultados sobre qualquer mudança ou intenção de mudança”, declarou a conselheira eleita pela zona oeste, Cleide Coutinho, que ficou surpresa com o anúncio da Prefeitura. Segundo ela, a última reunião do conselho ocorreu em 5 de outubro e nada foi falado sobre revisão de metas.
Cleide lembra que na primeira revisão do plano, oficializada em janeiro deste ano, os conselheiros foram informados das mudanças e puderam se posicionar sobre o assunto.
O Conselho Consultivo é formado por 17 integrantes, sendo cinco representantes eleitos pela população (um para cada região da cidade) e 12 integrantes da administração municipal ou indicados pela Prefeitura. O órgão tem como atribuições acompanhar o andamento das 223 metas da Agenda 2012 e apresentar sugestões e comentários a respeito delas.
A expectativa é que as alterações do plano de metas a serem anuncias pelo secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Rubens Chammas, estejam relacionadas ao início de operações urbanas em bairros degradados e com espaços vazios da cidade.
Leia também: "Prefeitura muda plano de metas pela 2º vez no ano" – O Estado de S.Paulo


