Da plateia, vieram perguntas como se já é possível pensar em redução da tarifa com o aumento da velocidade permitido com as novas faixas de ônibus. Questão, esta, respondida com uma negativa.
Nesta terça, no segundo dia do evento, será a vez de discutir de que maneira o transporte público pode ser barateado e melhorado. A proposta de municipalização da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), imposto sobre a gasolina, para sua utilização no transporte coletivo estará entre as ideias a serem debatidas. "Ela (Cide) faz com que o automóvel, que até agora foi muito beneficiado por toda a política, passe a financiar o transporte público", disse Ribeiro Lopes.
Acadêmicos e líderes de movimentos como o Passe Livre foram convidados para o segundo dia de evento, que é aberto ao público e será realizado das 10h às 17h, na sede do Ministério Público, na Sé.
Transporte e o poder público
Maurício Broinizi também aproveitou a oportunidade para fazer uma crítica sobre o uso do dinheiro público por parte de quem deveria dar o exemplo. "Precisamos muito investir em transporte público para melhorar o serviço à sociedade, mas por que nossos representantes continuam tendo automóveis pagos pelo dinheiro público, com seus respectivos motoristas, combustível e manutenção?”, observou. “Já passou o momento de cobrarmos. Se estamos buscando ampliar a arrecadação para fazer o investimento que a sociedade necessita, precisamos cobrar austeridade e colocar um ‘basta’ em desperdício, mordomias e uso descabido do dinheiro público."
Leia mais sobre o Fórum Mobilidade Urbana: Tarifa e Financiamento
Custo fixo na remuneração das empresas do transporte público é defendido em fórum
Municipalização da Cide seria medida ‘socialmente justa’, diz pesquisador
Nossa São Paulo propõe estudo sobre passe livre no transporte público
Presidente do Metrô é questionado sobre gastos com ‘grandiosidade’ de estações
Economista sugere criação de agência reguladora do transporte público na Grande SP
Empresas de transporte público apresentam custos das tarifas na Região Metropolitana de SP
Confira os links para as apresentações dos palestrantes no site do MPSP


