“SP estuda vetar táxis em corredor de ônibus” – eBand

 

Davi Franzon, do Metro SP
[email protected]

A Secretaria Municipal dos Transportes fará um estudo para avaliar o impacto gerado pela circulação de táxis nos corredores de ônibus. O secretário Marcelo Cardinale Branco acredita que, sem os táxis, será possível elevar a velocidade média nas faixas exclusivas.

Após o levantamento, que será concluído em 40 dias, a prefeitura decidirá se proíbe a prática ou se altera as regras, permitindo a presença dos táxis nos corredores apenas fora do horário de pico. A portaria que determina a criação do grupo de estudos foi publicada ontem no “Diário Oficial”.

Hoje, a velocidade média dos veículos fica entre 20km/h e 25 km/h. Em algumas faixas exclusivas, durante o horário de pico, essa média cai para 13km/h. O prazo para conclusão do estudo coincide com a data de validade da portaria que autoriza a circulação dos táxis, 30 de setembro. Essa liberação vem sendo renovada nos últimos anos.

Para o especialista em engenharia de tráfego Sérgio Ejzenberg, o estudo proposto terá de avaliar os benefícios e prejuízos causados pelo compartilhamento dos corredores. “O táxi, assim como o ônibus, é um transporte público, mas individual. A secretaria tem de avaliar se ele prejudica ou não o transporte coletivo, que deve ser priorizado.” Segundo Ejzenberg, a decisão de colocar a liberação em xeque já é um sinal de que algum problema foi detectado, e agora se busca uma solução para ele.

Compartilhe
Rolar para cima