Mapa da Desigualdade
O Mapa da Desigualdade é uma ferramenta que ajuda gestores públicos e sociedade civil a identificar prioridades e necessidades de cada distrito da capital paulista, por meio da coleta e da comparação de um conjunto pré-definido de indicadores temáticos.
A elaboração do mapa consiste no levantamento de dados em diferentes áreas de atuação dos governos locais (saúde, educação, moradia, mobilidade, assistência social, segurança pública, entre outras), desagregados por bairros, distritos ou municípios, de modo que se possa estabelecer comparações e identificar os territórios (ou as cidades) mais desprovidos de serviços e infraestrutura urbana.
O mapa também cumpre papel relevante ao preencher uma lacuna na difusão de informações e ampliar o conhecimento sobre os municípios, contribuindo para o engajamento da população e de gestores públicos na busca de soluções para os problemas locais.
Na cidade de São Paulo, o Mapa da Desigualdade é publicado anualmente desde 2013. Nesse período, contribuiu para incentivar a coleta, o monitoramento e a divulgação de dados por parte da prefeitura. Também serviu como importante instrumento de gestão e planejamento, ao apontar as necessidades dos distritos da capital paulista em termos de infraestrutura urbana e serviços públicos.
A experiência em São Paulo estimulou ainda a elaboração de mapas em outras localidades do país. Hoje, a metodologia já foi aplicada ou adaptada na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, em Brasília e Belo Horizonte.





